História
O símbolo do clube é um escudo amarelo com uma torre ao centro, atravessado transversalmente por uma faixa azul encimada por uma bola alada, sobre a qual estão gravadas as iniciais G. D. B.. A bandeira é um retângulo de cor azul e amarela, tendo ao centro o símbolo do clube.
O equipamento era constituído por camisola amarela com o emblema do clube, e calção branco. Em 1951 altera-se a cor da camisola que passa a ser de cor azul com punhos e gola amarela.
O equipamento atual é composta de camisola amarela, debruada azul e calção azul. Porém, se for necessário mudar o tipo oficial, adota-se outro equipamento com uma ou ambas as cores, de preferência camisola azul e calção amarelo, ou equipamento totalmente branco.
As pedras angulares da sua fundação foram dois cidadãos brigantinos, amantes do futebol, mas com o coração no Benfica e F. C. do Porto, respetivamente, Alberto Rodrigues, comerciante, com a Sapataria da Moda e Café Central, e Eduardo Gonçalves, advogado, este a fazer parte do primeiro plantel, como jogador.
Eles e uma tertúlia de amigos que se reuniam no café Machado, junto à Praça da Sé, congeminaram a criação de um clube que representasse a cidade e a região no desporto rei, o Grupo Desportivo de Bragança. Filiaram-se primeiro na associação de Vila Real, passando posteriormente para a de Bragança, quando esta foi reativada em 3 junho 1953.
Os jogos disputavam-se no velho campo " Comandante Salvador Nunes Teixeira ", também conhecido como o campo das Alminhas, sensivelmente onde se encontra o atual do Hospital de Bragança. Depois, passaram a jogar, oficialmente, no campo do Toural. O primeiro jogo oficial foi disputado na Régua, contra o Sport Club local, tendo estes vencido o Grupo Desportivo de Bragança por 7-2.
A convocatória foi feita, porta a porta, na noite anterior e deslocaram-se de auto-motora. Neste, como noutros jogos efectuados com o S. C. da Régua, o jogadores tinha de sair imediatamente após o jogo, sem tomar banho, para apanhar o comboio. O guarda-redes Neves, que era mecânico, tinha ido levar um camião a Lisboa e não chegou a tempo do jogo, pelo que deve ser substituído por Pissaro.